Vocabulário de inglês sobre Halloween com imagens


Aqui, em terras tupiniquins, tudo que sabemos de Halloween é que, aparentemente, ele desperta gente que morreu e quer vingança – vide Jason e Freddy Krueger –, entre outros seres malignos e apavorantes.

Mas por que será que alguém celebraria uma data destas? Para adorar monstros que, creio eu, nem sequer existem? Afinal, qual é a história do feriado do Halloween?

Para entender o feriado, podemos começar falando de onde veio o nome. Samhain era a celebração celta que entrou nos calendários cristãos ocidentais como "all hallows' eve" ("hallows" = "holy" = "saint" = santos) - a noite em que os mortos retornam. A pronúncia de "all hallows' eve" contraída deu origem à palavra Halloween.



Os ghosts, então, ornam perfeitamente com a festa, já que o retorno dos ancestrais falecidos era bem-vindo e até esperado na comemoração.


Há quem acredite que as ghoulish costumes (fantasias de monstros ou seres demoníacos) começaram com aldeões irlandeses querendo afugentar os ghosts. Há quem defenda a tese de que eles se fantasiavam para que os mortos se sentissem mais à vontade.


As crianças mais sapecas (algumas famintas) se fantasiavam para roubar a comida deixada nas portas para os espíritos. Quando as pessoas perceberam que só as crianças comiam, não os espíritos, pararam de deixar comida. Isto levou as crianças a baterem nas portas para pedir por comida. Assim começou a tradição de Trick or Treat.


Um espírito sozinho foi responsável pelo aparecimento das Jack O' Lanterns. O nome dele, claro, era Jack. Conta o folclore irlandês que ele enganou o Diabo para se livrar do inferno. Mas, como levou uma vida nada exemplar, ao morrer, também foi proibido de entrar no céu.


Expulso até do inferno, Jack disse que não tinha como ir embora sem luz. O Diabo lhe deu uma das chamas do inferno, que Jack colocou dentro de seu legume preferido para carregar como lanterna. E – pasmem – não era uma pumpkin, como as tradicionais lanternas de hoje, mas um turnip (nabo). Os irlandeses fizeram lanternas com turnips por muito tempo para afugentar os espíritos maus e o próprio Jack.

Ao chegarem aos EUA, os irlandeses que trouxeram a tradição perceberam que pumpkins eram maiores e mais fáceis de esculpir.

Feliz Halloween para todos!

Primeira imagem de Seungju Lee no Unsplash.

Post da convidada Vanessa Spirandeo.

Comentários